top of page
FESTIVAL-ACORDEAO-2019_ELEMENTOS_1-01.pn

Worshop de Jazz e Concerto

19 Dezembro 2019

Informações

O Worshop de Jazz com Gileno Santana no dia 19 de Dezembro de 2019 equer inscrição:

​

- Para formalizar a inscrição no Worshop  será obrigatório o preenchimento  do boletim de inscrição.
- As  inscrições  podem ser feitas ONLINE, solicitadas por correio eletrónico ou presencialmente.

- A inscrição é gratuita para alunos executantes e ouvintes da AMPB e para alunos de acordeão inscritos na Masterclasse Festival de Acordeão Porto'19.
-  A data limite de inscrição é 15 de Dezembro 2019 e está condicionada  a limite de inscrições.

Gileno Santana

Natural de Salvador (Bahia, Brasil), Gileno Santana é um trompetista e compositor luso-brasileiro. Venceu o concurso internacional de jazz BEJAZZ14 na cidade de Berna(Suíça), com o Egli-Santana Group. Recebeu a Medalha de Honra da Ordem dos
Músicos do Estado de São Paulo e é Artista Internacional Schagerl. Gileno Santana iniciou o estudo de música em 2003, e dois anos depois já participavana gravação do álbum do saxofonista americano Mike Ellis, integrado na Bahia Band.Em 2006 muda-se para Portugal e estuda da Escola de Jazz do Hot Club de Portugal ena Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Convidado para integrar aOrquestra Jazz de Matosinhos, a mais conceituada big band portuguesa, aí assume ocargo de lead trumpet e trabalha com Jim McNeely, Chris Cheek, Mark Turner, Ohad Talmor, Andy Sheppard, Lee Konitz, Kurt Rosenwinkel, Joshua Redman, Maria Schneider, Carla Bley, Steve Swallow, Jason Moran, Dan Weiss, Maria João, Mayra Andrade, Julian Argüelles, Florian Ross, Pierre Bertrand, Michael Mantler, Fred Hersch e muitos outros. Ainda com a OJM e enquanto lead trumpet, grava três álbuns e participa em festivais de jazz em Portugal, França e Espanha, na conceituada Wiener Konzerthaus (Áustria) e nos famosos clubes de jazz nova-iorquinos Birdland, Jazz Standard e Blue Note. 
A discografia de Gileno Santana iniciou-se em 2010 como líder do GS Quartet. O álbum Início contava com as participações de Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda e Mário Santos. Seguiu-se Metamorphosis (Caligola Records, 2014), considerado pela crítica portuguesa um dos melhores discos do ano, e em 2016 o álbum Inevitável (Caligola Records). Este último projecto, em duo com o guitarrista Tuniko Goulart, atingiu um nível de popularidade mundial. A sua composição “Malaco” tornou-se um verdadeiro fenómeno e contou com a partição de mais de 100 músicos de várias partes do mundo, dando origem a digressões em Portugal, República Checa, Hungria, Áustria, Suíça e Inglaterra. Em 2017 apresenta o single “Ciranda”, o primeiro de um novo projecto com a acordeonista Inês Vaz. O seu trabalho como arranjador inclui a colaboração com artistas de grande sucesso em Portugal, tais como a banda pop Expensive Soul e o cantor e compositor Pedro Abrunhosa. Tem tocado em estúdio e em concertos com grande parte dos músicos e bandas mais conceituados do país nas áreas do rock, pop, soul, entre outros.
Internacionalmente, colaborou com Tony Allen, Amp Fiddler, Munir Hossn, James Morrison, Edmar Castaneda, Andy Hunter, Marshall Glikes, Bob Stewart, Thomas Gansch, Dick Oats, Hermeto Pascoal, Adam Rapa e Maceo Parker. Foi o solista convidado pela Orquestra Sinfónica Casa da Música para dois concertos com o cantor Gregory Porter em 2015 e 2017. Colaborou também com o projecto italiano PoLo, gravando o álbum Pleasures (Auand) e realizando dezenas de concertos no norte da Itália. Na Suíça, integra o Egli-Santana Group e a orquestra de jazz DRO – David Regan Orchestra.  Gileno Santana é frequentemente convidado para ministrar masterclasses em instituições de diversos países. Em Outubro de 2017 foi professor residente da universidade australiana James Morrison Academy, em Mount Gambier. É professor de trompete jazz no Conservatório de Música do Porto. 
Nos últimos anos tem sido patrocinado por marcas internacionais de trompete tais como Inderbinen, Schagerl (onde tem uma linha própria de bocais e trompetes), Applied Microphone Technology e Joyo. É embaixador da marca britânica Fred Perry em Portugal.

Ciranda1.jpg

“Ciranda”, é o novo projecto dos músicos Gileno Santana e Inês Vaz. Neste trabalho o popular e o erudito unem-se, a melodia do som puro do trompete funde-se com a riqueza harmónica e rítmica do acordeão e as raízes da música portuguesa deambulam pela modernidade do jazz.  O resultado é uma sonoridade única e alegre que, para além da música, transmite uma sensação de tranquilidade. Enaltece-se o valor de um povo, ouve-se um som que evoca e entoa a alma da cultura portuguesa com tudo que há de mais genuíno.

bottom of page